Olá Pessoal, vamos de Urologia do dia!
Cumprindo a missão desse Blog, a primeira postagem diz respeito a um tema em voga: a Pandemia do novo Coronavírus (Covid-19)! Muitas pesquisas vem sendo feitas com intuito de se entender os mecanismos que causam os danos observados em tantos milhares de pacientes no mundo, assim como definir quais são as melhores estratégias de combater essa doença.
Nos últimos dias surgiram estudos que relacionavam a infecção pelo vírus à possibilidade de dano ao potencial fértil dos homens. Isso porque, foi observado que para atingir as células, o vírus se utiliza de uma enzima chamada Enzima Conversora de Angiotensina 2 (ECA-2), presente em locais como pulmões, rins e órgãos genitais masculinos (mais precisamente nos testículos).
Como alguns outros vírus (caxumba sendo o mais comum), o coronavírus também pode ter potencial de inflamar os testículos, gerando um quadro conhecido como orquite. A inflamação gerada, pode causar danos irreversíveis às células produtoras de testosterona e espermatozoides, podendo levar a casos de infertilidade e hipogonadismo.
No entanto, como a maior parte das informações sobre o coronavírus, tudo está baseado em estudos iniciais, que não tem poder para definir condutas de seguimento ou orientação. O principal objetivo desta postagem é esclarecer o atual estágio em que as pesquisas se encontram, evitando assim desinformação e ansiedade, nesta época em que tanta coisa vem sendo dita sobre tudo.
Por ora, a conduta em pacientes masculinos com infecção pelo coronavírus deve ser os protocolos utilizados para a população geral, não havendo recomendações quanto a preservação da fertilidade.
Abaixo deixo link do estudo citado para quem tenha interesse em se aprofundar no assunto:
Um abraço,
Comentários
Postar um comentário