Fala pessoal!!

Nessa semana escolhi um tema que sempre chega no consultório. Garanto que após a pandemia, será mais frequente do que nunca, o uso de ANABOLIZANTES!
Digo depois da pandemia não por acaso... digo, pois quando as academias reabrirem, inúmeros praticantes irão querer correr atras do prejuízo! Para isso, utilizam-se de suplementos alimentares e por vezes de hormônios esteróides para aceleração dos ganhos. Há estudos indicando que em torno de 3.3% da população mundial tem ou teve contato com reposição hormonal, sendo que homens consomem 3x mais do que as mulheres.
Mas afinal, como nos programas da Discovery (rs!): o que são? pra que servem? de onde vem? pra onde vão esses tais hormônios?
Respondendo de maneira rápida e objetiva: são substancias produzidas em grande parte pelos testículos e que estimulam o processo de hipertrofia (aumento do volume celular) muscular. São produzidos diariamente a depender de estímulos vindos principalmente da glândula hipófise.
Seria simplista demais dizer que a função desses hormônios é somente esta que descrevi. Existem diversas outras finalidades que precisariamos de muito mais tempo para descrever... e são estas que realmente preocupam em pacientes que recorrem a terapia de reposição hormonal sem indicação ou sem instrução profissional.
Vou citar aqui algumas das principais queixas trazidas no consultório:
- Infertilidade: a reposição hormonal pode causar diminuição dos niveis de espermatozoides no semen
- Dependência: pode haver bloqueio permanente da produção testicular de testosterona
- Disfunção erétil
- Ejaculação precoce
- Intoxicação: há prejuízo da função renal e hepática, que podem evoluir para insuficiência renal e cirrose
- Infarto: existem pacientes jovens que podem evoluir com infarto do miocárdio
Meu objetivo aqui não é condenar quem fez/faz a reposição hormonal, mas sim esclarecer que essa reposição pode ser feita de forma segura e eficaz, quando bem indicada e feita por um profissional que tenha capacitação. Antes de iniciar o tratamento deve-se ter em mente o objetivo proposto e suas complicações/consequências para a saúde.
Atenção pessoal!!!
Um abraço,
Comentários
Postar um comentário