Pular para o conteúdo principal

Peniscopia: Entenda o que é e qual a importância desse exame!


Você sabia que existe um exame da região genital que é feito por muitos homens? 

Esse exame é a PENISCOPIA!

A peniscopia é um exame feito por muitos homens. Algumas doenças podem ser diagnosticadas e já tratadas quando esse exame é feito. 

Mas o que seria a peniscopia? A peniscopia nada mais é do que um exame dermatológico da região genital masculina. Pode ser feita com uso de lentes de aumento a depender de cada caso. Podem ser usados também produtos que deixam as lesões mais evidentes, como o acido acético. 

Também é possível coletar material para o diagnóstico de doenças como o HPV, a clamídia e o gonococo. Nós analisamos a região dos órgaos genitais, ou seja, o penis, a região do pube, que é aquela região da base peniana, a bolsa testicular e a região perineal, que é aquela região que fica entre o ânus e os testículos. 

Mas porque é tão importante fazer esse exame? 

Existem doenças que começam com pequenas lesões e que muitas vezes passam despercebidas pelo olho não treinado, ou seja, por uma pessoa que não está acostumada a ver essas lesões. Além de diagnosticar, podemos também já orientar o tratamento que deve ser feito. 

Existem algumas doenças comuns que podem ser vistas nesse exame e algumas alterações que na verdade são normais, mas que causam muitas dúvidas nos homens. 


Vamos citar aqui algumas delas pra que vocês tenham uma ideia:

HPV

Aparece como verrugas, que podem ser bem pequenas e podem aparecer em locais de difícil avaliação pelo paciente. Os tipos mais comuns são: 6,11,16 e 18. Os dois últimos são os responsáveis pela maioria dos cânceres de colo de útero, pênis a ânus. Além do tratamento com a remoção dessas verrugas, temos também vacinas capazes de gerar a imunização. 

Sífilis:   

Pode aparecer com uma pequena úlcera indolor. É causada por uma bactéria e também se transmite pela relação sexual. Seu tratamento é feito com a utilização de antibióticos que são administrados a depender do estágio em que a doença se encontra. 

Herpes Vírus: 

Aparece geralmente como pequenas bolhinhas que ao estourarem provocam uma ardência intensa. O tratamento pode ser feito com a utilização de pomadas tópicas, assim como com a utilização de medicamentos via oral. O mais comum é o aciclovir. 

Clamídia e Gonococo: 

São bactérias que podem ser transmitidas por meio da relação sexual e provocar corrimento uretral. Uma espécie de liquido espesso que pode ter coloração mais transparente ou amarelada. Também são tratados com antibióticos. 

Glândulas de Tyson: são pequenas glândulas que podem aparecer na região da glande. Fazem parte do nosso organismo, mas muitas vezes geram dúvidas se são alguma doença. Em alguns homens elas podem ter um tamanho que incomode o paciente em função da estética e podem ser retiradas. 

E de quanto em quanto tempo você deveria fazer esse exame? 

Isso varia muito, mas idealmente todo ano na consulta com seu urologista, uma atenção deve ser data pra esse ponto. Agora, se num primeiro exame você ja foi diagnosticado com alguma lesão, pode ser que precise fazer com mais frequencia dependendo do tipo de lesão que você tratou. 

E você, já fez peniscopia alguma vez na vida? 

Deixe aqui seus comentários =)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é a ejaculação precoce?

A ejaculação é um processo complexo que envolve a interligação entre o eixo hormonal e neurológico. Qualquer alteração que interfira nessas vias pode ser responsável pelas alterações na ejaculação.  Distúrbios da Ejaculação Anejaculação Ejaculação Precoce Ejaculação Dolorosa Ejaculação Retardada Ejaculação retrógrada Anejaculação Hematospermia O estudo sobre a ejaculação precoce se iniciou em 1943 com um autor chamado Shapiro, que mostrou uma prevalência de 1 para cada 1000 homens nos Estados Unidos. Sempre foi algo difícil estabelecer o que seria a EP, pois afinal de contas, quais seriam os critérios diagnósticos? De início pensou-se em estabelecer como critério somente o tempo de penetração vaginal, termo conhecido como IELT (Intravaginal Ejaculatory Latency Time). Mas notou-se que haviam outros pontos importantes para serem levados em consideração, como a inabilidade de controlar a ereção e o comprometimento que isso pode levar para o relacionamento.  Muito tempo se passou ...

Coronavírus e Infertlidade Masculina?

Olá Pessoal, vamos de Urologia do dia! Cumprindo a missão desse Blog, a primeira postagem diz respeito a um tema em voga: a Pandemia do novo Coronavírus (Covid-19)! Muitas pesquisas vem sendo feitas com intuito de se entender os mecanismos que causam os danos observados em tantos milhares de pacientes no mundo, assim como definir quais são as melhores estratégias de combater essa doença.  Nos últimos dias surgiram estudos que relacionavam a infecção pelo vírus à possibilidade de dano ao potencial fértil dos homens. Isso porque, foi observado que para atingir as células, o vírus se utiliza de uma enzima chamada Enzima Conversora de Angiotensina 2 (ECA-2), presente em locais como pulmões, rins e órgãos genitais masculinos (mais precisamente nos testículos).  Como alguns outros vírus (caxumba sendo o mais comum), o coronavírus também pode ter potencial de inflamar os testículos, gerando um quadro conhecido como orquite. A inflamação gerada, pode causar danos irrevers...

Sejam Bem Vindos!

Olá pessoal, Meu nome é Felipe Vasconcelos, sou médico urologista na cidade de São José dos Campos. A ideia de se criar um blog falando especificamente de urologia, foi uma maneira que encontrei de passar informações relevantes aos pacientes e pessoas curiosas por esta especialidade. Tratam-se de conteúdos que serão passados de forma rápida (porém não superficial) e objetiva, para que o mínimo de conhecimento seja adquirido por pessoas leigas, ampliando o acesso a informação. O blog é uma maneira dinâmica de transmissão de conhecimento, onde poderei passar atualizações de tratamentos, cirurgias e novas técnicas que surgem a cada dia. Como em toda medicina, na Urologia também há grande debate sobre diversos tipos de tratamento. A ideia aqui é procurar passar os vários pontos de vista, sendo também acrescentado aspectos de minha prática diária. Espero que gostem e que aproveitem o conteúdo da melhor forma possível! "O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, ma...