Esse exame é a PENISCOPIA!
A peniscopia é um exame feito por muitos homens. Algumas doenças podem ser diagnosticadas e já tratadas quando esse exame é feito.
Mas o que seria a peniscopia?
A peniscopia nada mais é do que um exame dermatológico da região genital masculina. Pode ser feita com uso de lentes de aumento a depender de cada caso. Podem ser usados também produtos que deixam as lesões mais evidentes, como o acido acético.
Também é possível coletar material para o diagnóstico de doenças como o HPV, a clamídia e o gonococo.
Nós analisamos a região dos órgaos genitais, ou seja, o penis, a região do pube, que é aquela região da base peniana, a bolsa testicular e a região perineal, que é aquela região que fica entre o ânus e os testículos.
Mas porque é tão importante fazer esse exame?
Existem doenças que começam com pequenas lesões e que muitas vezes passam despercebidas pelo olho não treinado, ou seja, por uma pessoa que não está acostumada a ver essas lesões.
Além de diagnosticar, podemos também já orientar o tratamento que deve ser feito.
Existem algumas doenças comuns que podem ser vistas nesse exame e algumas alterações que na verdade são normais, mas que causam muitas dúvidas nos homens.
Aparece como verrugas, que podem ser bem pequenas e podem aparecer em locais de difícil avaliação pelo paciente. Os tipos mais comuns são: 6,11,16 e 18.
Os dois últimos são os responsáveis pela maioria dos cânceres de colo de útero, pênis a ânus. Além do tratamento com a remoção dessas verrugas, temos também vacinas capazes de gerar a imunização.
Sífilis:
Pode aparecer com uma pequena úlcera indolor. É causada por uma bactéria e também se transmite pela relação sexual. Seu tratamento é feito com a utilização de antibióticos que são administrados a depender do estágio em que a doença se encontra.
Herpes Vírus:
Aparece geralmente como pequenas bolhinhas que ao estourarem provocam uma ardência intensa. O tratamento pode ser feito com a utilização de pomadas tópicas, assim como com a utilização de medicamentos via oral. O mais comum é o aciclovir.
Clamídia e Gonococo:
São bactérias que podem ser transmitidas por meio da relação sexual e provocar corrimento uretral. Uma espécie de liquido espesso que pode ter coloração mais transparente ou amarelada. Também são tratados com antibióticos.
Glândulas de Tyson: são pequenas glândulas que podem aparecer na região da glande. Fazem parte do nosso organismo, mas muitas vezes geram dúvidas se são alguma doença. Em alguns homens elas podem ter um tamanho que incomode o paciente em função da estética e podem ser retiradas.
E de quanto em quanto tempo você deveria fazer esse exame?
Isso varia muito, mas idealmente todo ano na consulta com seu urologista, uma atenção deve ser data pra esse ponto. Agora, se num primeiro exame você ja foi diagnosticado com alguma lesão, pode ser que precise fazer com mais frequencia dependendo do tipo de lesão que você tratou.
E você, já fez peniscopia alguma vez na vida?
Deixe aqui seus comentários =)
Eu não fazia ideia que este exame fosse tão importante.
ResponderExcluir