Pular para o conteúdo principal

O QUE É IMPOTÊNCIA SEXUAL?

A impotência sexual é um problema frequente na população masculina. Neste artigo vou te contar sobre 5 causas de impotência que você mesmo já pode mudar!

O assunto aqui é impotência sexual. Muitos homens não sabem, mas existem causas que são modificáveis, ou seja, causas que a depender do seu estilo de vida podem contribuir para que você tenha problemas de ereção.

A ideia aqui é dar informações pra que você mesmo já comece as mudanças a partir de agora. Você não precisa esperar a consulta com um especialista pra começar a se cuidar!

Então vamos lá:

A primeira causa é o uso de álcool:

Quem nunca ouviu uma história de alguém que não conseguiu ter uma relação num momento em que estava embriagado. As vezes, mesmo usando medicamentos como o viagra, não conseguiu ter relação.

Isso acontece porque o álcool é conhecido como depressor do sistema nervoso central. Ou seja, ele diminui a sua percepção a estímulos, incluindo os estímulos sexuais. Além disso, quando consumido por muito tempo e em grandes quantidades, pode danificar os pequenos vasos e nervos da região peniana que são responsáveis pela ereção.

A segunda causa é o tabagismo: 

O cigarro é conhecido por causar inúmeras doenças, desde câncer a impotência. O cigarro faz com que haja uma inflamação nos pequenos vasos do nosso corpo. Essa inflamação faz com que o calibre desses vasos diminua, diminuindo a chegada de sangue no pênis, levando a impotência.

Diminui também em regiões como cérebro, coração e pênis. Inclusive, a impotência pode ser um dos primeiros sintomas que indicam obstrução nas artérias do coração. Todo paciente que fuma e tem problemas de ereção deveria fazer uma avaliação de como está o coração.

A terceira causa é a Obesidade:

O obeso tem muitos fatores pra não conseguir ter relações. No paciente obeso há um estado inflamatório no corpo todo, há depósito de gordura nas artérias, o que diminui o fluxo sanguíneo para o pênis. Além disso, no obeso há menor concentração de testosterona, porque ela é modificada no tecido gorduroso e transformada em estrógeno, o hormônio feminino.

A quarta causa é o Diabetes:

A glicose é fundamental para o funcionamento do organismo. Ela é o combustível para que possamos executar nossas tarefas do dia a dia. Mas quando em excesso, pode ser um verdadeiro problema. O excesso de glicose no sangue faz com que os vasos e a inervação do pênis se danifique. Muitas vezes com a melhora da alimentação e prática de exercícios físicos, você já pode melhorar suas taxas de glicemia. No entanto a depender de sua avaliação médica, pode ser que precise de medicamentos para controlar seus índices.

A quinta causa é o estresse e a ansiedade:

Durante a relação precisamos estar conectados ao momento e evitar ficar pensando em coisas ruins, em questões como trabalho, problemas financeiros e outras fontes de estresse. Ali é o momento para relaxar.

Quando se esta estressado ou ansioso, há liberação de substâncias como a adrenalina, que inibem a ereção.

Bom pessoal esses foram os 5 motivos que levam a impotência sexual masculina. Espero ter trazido informações que te motivem a já iniciar as mudanças na sua vida. Procure então não fumar, beber com moderação, alimentar-se bem e fazer exercícios físicos regularmente. Isso fará com que suas ereções melhorem e que você não precise recorrer a medicamentos.

Deixe aqui seus comentários, com dúvidas! Terei prazer em respondê-los!

.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é a ejaculação precoce?

A ejaculação é um processo complexo que envolve a interligação entre o eixo hormonal e neurológico. Qualquer alteração que interfira nessas vias pode ser responsável pelas alterações na ejaculação.  Distúrbios da Ejaculação Anejaculação Ejaculação Precoce Ejaculação Dolorosa Ejaculação Retardada Ejaculação retrógrada Anejaculação Hematospermia O estudo sobre a ejaculação precoce se iniciou em 1943 com um autor chamado Shapiro, que mostrou uma prevalência de 1 para cada 1000 homens nos Estados Unidos. Sempre foi algo difícil estabelecer o que seria a EP, pois afinal de contas, quais seriam os critérios diagnósticos? De início pensou-se em estabelecer como critério somente o tempo de penetração vaginal, termo conhecido como IELT (Intravaginal Ejaculatory Latency Time). Mas notou-se que haviam outros pontos importantes para serem levados em consideração, como a inabilidade de controlar a ereção e o comprometimento que isso pode levar para o relacionamento.  Muito tempo se passou ...

Coronavírus e Infertlidade Masculina?

Olá Pessoal, vamos de Urologia do dia! Cumprindo a missão desse Blog, a primeira postagem diz respeito a um tema em voga: a Pandemia do novo Coronavírus (Covid-19)! Muitas pesquisas vem sendo feitas com intuito de se entender os mecanismos que causam os danos observados em tantos milhares de pacientes no mundo, assim como definir quais são as melhores estratégias de combater essa doença.  Nos últimos dias surgiram estudos que relacionavam a infecção pelo vírus à possibilidade de dano ao potencial fértil dos homens. Isso porque, foi observado que para atingir as células, o vírus se utiliza de uma enzima chamada Enzima Conversora de Angiotensina 2 (ECA-2), presente em locais como pulmões, rins e órgãos genitais masculinos (mais precisamente nos testículos).  Como alguns outros vírus (caxumba sendo o mais comum), o coronavírus também pode ter potencial de inflamar os testículos, gerando um quadro conhecido como orquite. A inflamação gerada, pode causar danos irrevers...

Sejam Bem Vindos!

Olá pessoal, Meu nome é Felipe Vasconcelos, sou médico urologista na cidade de São José dos Campos. A ideia de se criar um blog falando especificamente de urologia, foi uma maneira que encontrei de passar informações relevantes aos pacientes e pessoas curiosas por esta especialidade. Tratam-se de conteúdos que serão passados de forma rápida (porém não superficial) e objetiva, para que o mínimo de conhecimento seja adquirido por pessoas leigas, ampliando o acesso a informação. O blog é uma maneira dinâmica de transmissão de conhecimento, onde poderei passar atualizações de tratamentos, cirurgias e novas técnicas que surgem a cada dia. Como em toda medicina, na Urologia também há grande debate sobre diversos tipos de tratamento. A ideia aqui é procurar passar os vários pontos de vista, sendo também acrescentado aspectos de minha prática diária. Espero que gostem e que aproveitem o conteúdo da melhor forma possível! "O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, ma...