Pular para o conteúdo principal

O QUE É INFERTILIDADE MASCULINA?



INFERTILIDADE TAMBÉM É COISA DE HOMEM!

Quinze por cento dos casais em idade reprodutiva vão apresentar algum tipo de problema para engravidar. Metade das causas de infertilidade está relacionada ao fator masculino.

A infertilidade é quando um casal tenta engravidar, mantendo uma frequência de relações de 2 a 3 vezes na semana e não consegue quando atingido um período de 12 meses, ou seja, 1 ano. Na grande maioria das vezes a mulher procura por atendimento médico para buscar a causa e o homem geralmente fica em segundo plano.

No entanto quando vamos analisar as causas de infertilidade, sabemos que o fator masculino é o responsável por 50% delas. Veja que é um número significativo.

E qual é o grande problema de não enxergarmos isso logo de cara? Além do atraso do diagnóstico e do tratamento, essa demora acarreta em desgaste do relacionamento e por vezes brigas desnecessárias.

Falando um pouco de causas de infertilidade masculina, vamos falar sobre algumas delas. Lembrando que não são todas, mas as principais:

1-     1-  Varicocele: trata-se de uma dilatação das veias que drenam o sangue testicular. Essa dilatação promove além de um aumento da temperatura, um acúmulo de radicais livres na região testicular. Os espermatozóides são células bem sensíveis e possuem poucos mecanismos de defesa.

Quando sofrem uma agressão, podem não conseguir resolver o problema e ficam danificados permanentemente, dificultando a fertilização do óvulo.

2-      2- Hipogonadismo: essa condição é determinada pela diminuição da produção ou dos níveis sanguíneos de testosterona. Esse hormônio é fundamental para a produção de espermatozóides, além de estimular a libido. Alguns fatores podem fazer com que o hipogonadismo ocorra, como obesidade, falência testicular (que é quando os testículos deixam de produzir hormônios)

3-      3- Vasectomia: alguns homens desejam ter filhos após a realização da vasectomia. Existem duas maneiras de se conseguir o objetivo. A primeira é a reversão da vasectomia, que é feita ligando novamente o ducto deferente, estrutura que foi ligada anteriormente. A outra é a punção do epidídimo, ou PESA, procedimento este incluído dentro das técnicas de reprodução assistida.

4-      4- Síndromes Genéticas: podem não se manifestar de maneira clara, com poucos estigmas, ou seja, pouca repercussão na aparência física. Síndromes como Klinefelter podem passar despercebidas por muitos anos, sendo feito o diagnóstico numa situação de pesquisa de infertilidade.

E o que o homem que está com dificuldade em engravidar deve fazer?

Existem orientações que são gerais  e que servem também para a melhora da fertilidade. Hábitos de vida saudáveis são fundamentais para melhora da saúde reprodutiva.

No entanto se você já tem 12 meses ou mais de tentativas e ainda não conseguiu engravidar, procure seu médico. Você precisa de uma avaliação pra saber se existe algum fator que esteja dificultando a gravidez.

Apenas com a avaliação clínica muitas vezes chegamos ao diagnóstico. Há exames que auxiliam também, como o espermograma e outros exames de sangue.

A infertilidade é considerada uma doença e tem tratamento! Quando diagnosticado corretamente existem altas chances de gravidez.

Espero que tenham gostado desse conteúdo!

Deixem seus comentários com dúvidas! Terei prazer em responder!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é a ejaculação precoce?

A ejaculação é um processo complexo que envolve a interligação entre o eixo hormonal e neurológico. Qualquer alteração que interfira nessas vias pode ser responsável pelas alterações na ejaculação.  Distúrbios da Ejaculação Anejaculação Ejaculação Precoce Ejaculação Dolorosa Ejaculação Retardada Ejaculação retrógrada Anejaculação Hematospermia O estudo sobre a ejaculação precoce se iniciou em 1943 com um autor chamado Shapiro, que mostrou uma prevalência de 1 para cada 1000 homens nos Estados Unidos. Sempre foi algo difícil estabelecer o que seria a EP, pois afinal de contas, quais seriam os critérios diagnósticos? De início pensou-se em estabelecer como critério somente o tempo de penetração vaginal, termo conhecido como IELT (Intravaginal Ejaculatory Latency Time). Mas notou-se que haviam outros pontos importantes para serem levados em consideração, como a inabilidade de controlar a ereção e o comprometimento que isso pode levar para o relacionamento.  Muito tempo se passou ...

Coronavírus e Infertlidade Masculina?

Olá Pessoal, vamos de Urologia do dia! Cumprindo a missão desse Blog, a primeira postagem diz respeito a um tema em voga: a Pandemia do novo Coronavírus (Covid-19)! Muitas pesquisas vem sendo feitas com intuito de se entender os mecanismos que causam os danos observados em tantos milhares de pacientes no mundo, assim como definir quais são as melhores estratégias de combater essa doença.  Nos últimos dias surgiram estudos que relacionavam a infecção pelo vírus à possibilidade de dano ao potencial fértil dos homens. Isso porque, foi observado que para atingir as células, o vírus se utiliza de uma enzima chamada Enzima Conversora de Angiotensina 2 (ECA-2), presente em locais como pulmões, rins e órgãos genitais masculinos (mais precisamente nos testículos).  Como alguns outros vírus (caxumba sendo o mais comum), o coronavírus também pode ter potencial de inflamar os testículos, gerando um quadro conhecido como orquite. A inflamação gerada, pode causar danos irrevers...

Sejam Bem Vindos!

Olá pessoal, Meu nome é Felipe Vasconcelos, sou médico urologista na cidade de São José dos Campos. A ideia de se criar um blog falando especificamente de urologia, foi uma maneira que encontrei de passar informações relevantes aos pacientes e pessoas curiosas por esta especialidade. Tratam-se de conteúdos que serão passados de forma rápida (porém não superficial) e objetiva, para que o mínimo de conhecimento seja adquirido por pessoas leigas, ampliando o acesso a informação. O blog é uma maneira dinâmica de transmissão de conhecimento, onde poderei passar atualizações de tratamentos, cirurgias e novas técnicas que surgem a cada dia. Como em toda medicina, na Urologia também há grande debate sobre diversos tipos de tratamento. A ideia aqui é procurar passar os vários pontos de vista, sendo também acrescentado aspectos de minha prática diária. Espero que gostem e que aproveitem o conteúdo da melhor forma possível! "O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, ma...